YOGA - O Caminho da Felicidade, do Bem- Estar e da Harmonia
Quem vive no Bombarral ou nas imediações da vila, há muito que já se habituou a ouvir falar das Manhãs de Yoga que Patrícia Alexandrino se encarrega de levar a cabo. Com um sorriso franco, confessa-nos que os jardins do Anfiteatro Municipal são os seus preferidos para as aulas ao ar livre. O espaço circundante é verde, calmo, beatífico e inspirador. O ambiente ideal para pôr em prática os exercícios do Yoga.
Em 2006, Patrícia Alexandrino começou a praticar esta modalidade originária da Índia e cujo conceito se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais associadas às práticas meditativas do budismo e do hinduísmo. Quatro anos depois, Patrícia tornou-se instrutora de Yoga, palavra que em sânscrito, significa União e que vai conquistando cada vez mais adeptos. O espaço Yoga Samkhya, no Bombarral, é a sua segunda casa e é lá que recebe os seus alunos para lhes mostrar “o caminho da felicidade, do bem- estar, da harmonia”.
Segundo Patrícia Alexandrino praticar yoga relaxa, corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. “O yoga traz benefícios físicos e qualidade de vida por meio de exercícios antistresse que refletem o bom funcionamento de todo o organismo. Segundo a filosofia, os exercícios são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o Universo. Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição", Refere Patrícia.
“O yoga diz que as respostas estão no nosso interior e no universo. Temos que estar atentos àquilo que temos para dizer a nós próprios”.
Segundo a responsável pelo espaço Samkhya, os benefícios do yoga são consequência de toda a transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos. Os movimentos feitos em aula e os hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação, beber água e dormir bem, proporcionam excelentes mudanças não só a nível físico como também mental. O yoga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno sente-se mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar as tarefas do dia-a-dia. A prática promete ainda diminuir os níveis de colesterol, melhorar problemas respiratórios e controlar a pressão arterial. Fisicamente, o yoga pode fortalecer os músculos e torná-los ainda mais flexíveis. “O corpo fica mais alongado e tonificado. Através das posturas de yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas são trabalhados, o que melhora a nossa saúde e resistência em geral. Muitas posturas trabalham ainda a circulação sanguínea. Para além disso, em aula promovemos o nosso auto-conhecimento. A permanência em cada posição exige a nossa concentração. E essa concentração permite-nos conhecer a nós próprios. Não apenas as nossas emoções mas também cada músculo, cada osso.” Afirma Patrícia.
Para quem sofre com problemas de ansiedade, insónia e/ou depressão, o yoga pode servir como calmante. "Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e exigência da vida moderna", diz a instrutora. “Há medida que vamos exigindo de nós próprios vamos deixando de existir dos outros. A humildade também é importante. É preciso termos uma grande dose humildade. Não queremos egos deformados.”
Artigo publicado no Jornal Região Oeste
Texto: Ana Cristina Pinto
Fotografia: Ana Cristina Pinto
Artigo publicado no Jornal Região Oeste
www.facebook.com/JRO-Jornal-Região-Oeste
Comentários
Enviar um comentário