Cidade Criativa da Literatura
“Há um Óbidos antes da UNESCO e um Óbidos depois da UNESCO”
O lançamento do Prémio Literário Armando Silva Carvalho, que vai distinguir obras poéticas editadas nos países lusófonos, assinalou a 11 de dezembro o segundo aniversário da integração de Óbidos na rede de Cidades Criativas da UNESCO.
O 2.º aniversário de Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO a 11 de dezembro, foi marcado pelo lançamento do Prémio Literário Armando Silva Carvalho, poeta natural do concelho de Óbidos. O prémio foi anunciado por Celeste Afonso, a nova diretora executiva do projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura.
“Há um Óbidos antes da UNESCO e um Óbidos depois da UNESCO” Começa por dizer Celeste Afonso anunciando depois que "Aproveitamos esta data, dois anos depois, para revelar aquilo que é o resultado da consolidação de uma estratégia", revela Celeste Afonso, sublinhado que este novo prémio literário “é o reconhecimento de um nome ímpar da literatura em língua portuguesa a um filho de Óbidos”. A diretora do projeto explicou ainda que este será um prémio que galardoará obra já editada, “Este é um prémio destinado a todos os autores que escrevem poesia em língua portuguesa, no espaço da Lusofonia”.
A distinção, cujo regulamento terá ainda de ser aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Óbidos, não terá, segundo Celeste Afonso, um prémio pecuniário, mas sim “uma deslocação do vencedor a uma das Cidades Criativas da Literatura, durante três a sete dias”, para divulgação da obra, participação em tertúlias e encontros com escritores da respetiva cidade.
A primeira edição do prémio realiza-se em 2018, com a receção de obras candidatas até ao mês de maio, sendo o primeiro vencedor divulgado durante a terceira edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorrerá na vila entre os dias 27 de setembro e 07 de outubro do próximo ano.
A primeira cidade literária a receber o vencedor do Prémio Armando Silva Carvalho será Granada, em Espanha, a convite da Fundação Frederico García Lorca.
Recorde-se que o poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu a 1 de Junho deste ano, vítima de doença prolongada. O poeta nasceu em 1938, no Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim. A sua obra está traduzida para castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e holandês.
Ainda no passado dia 11 foi também apresentado o novo espaço onde o projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura vai passar a ter um vasto conjunto de iniciativas. Trata-se do Centro de Design de Interiores, (CDI) espaço cedido à autarquia pela decoradora Maria José Salavisa que funcionou durante alguns anos como um centro de promoção da aproximação entre os criadores e o público, organizando exposições, seminários, conferências e encontros relacionados com o design.
2018 será o ano em que o espaço passará também a desenvolver várias”dinâmicas mensais de âmbito nacional e internacional” com “lançamentos de livros, tertúlias, ciclos de cinema e outros conteúdos”, adiantou Celeste Afonso.
Sobre a última edição do Fólio, quando questionada sobre o sucesso da mesma, a responsável fez saber que o Município está ainda em fase de rescaldo do evento, e que “está em curso a análise dos dados relativos à afluência de público, que por ter havido uma maior descentralização, com a colocação da Praça da Criatividade e outras iniciativas fora das muralhas da vila, houve menos concentração de pessoas, mas não é claro que tenha havido menos público.”
Recorde-se que a última edição do Fólio subordinada ao tema “Revoluções, Revoltas e Rebeldias” viu declinado o convite feito a Raduan Nassar, escritor brasileiro galardoado com o Prémio Camões em 2016, mas ainda assim reuniu autores como Maria Teresa Horta, Rodrigo Guedes de Carvalho, Ricardo Araújo pereira e André Canhoto Costa, entre outros grandes nomes da literatura portuguesa.
A responsável anunciou ainda a data da próxima edição do Festival Latitudes - Literatura e Viajantes que, em 2018, decorre de 26 a 29 de Abril.
Texto: Ana Cristina Pinto
Fotografia: Ana Cristina Pinto
Fotografia: Ana Cristina Pinto
Artigo publicado no Jornal Região Oeste
www.facebook.com/JRO-Jornal-Região-Oeste
Comentários
Enviar um comentário