Rádio Miúdos: Uma rádio de miúdos para miúdos e graúdos!



Em 2011, Verónica Milagres pensou em fazer uma rádio diferente: Uma rádio de miúdos para miúdos, que até os graúdos gostassem de ouvir. A ideia inicial contemplava uma rádio online, e eis que as emissões arrancaram. A Rádio Miúdos começava assim a ganhar vida. Cresceu até estar 24 horas online, sete dias por semana, com duas horas de direto diárias (das 14h às 16h), de segunda-feira a sexta-feira.
A ideia surgiu a partir de uma “conversa informal” entre Verónica e o jornalista e radialista João Pedro Costa. Depois da aprovação de João Pedro, a energia para concretizar o sonho apareceu. No processo, concorreram ao prémio Faz Ideias de Origem Portuguesa 2015, da Fundação Calouste Gulbenkian. Acabaram em terceiro lugar e com 10.000 euros no bolso, que usaram para montar um estúdio, no Bombarral. 
A Rádio Miúdos anda assim há dois anos a levar a língua portuguesa aos “quatro cantos do mundo”, e a ajudar os lusodescendentes espalhados pelo globo a não esquecerem o português. Começaram por ser quatro, hoje, uma vasta equipa de 26 miúdos dá voz neste projeto pioneiro. Em Julho de 2016 foi distinguida pela representação da Comissão Europeia em Portugal na categoria “Canvas – Projetos Que Marcam”

Além de poder ser ouvida no site www.radiomiudos.pt, a Rádio Miúdos também pode ser ouvida através através de app gratuita que pode ser descarregada, por exemplo na App Store. Esta aposta é feita porque como nos diz João Pedro Costa , “o digital já é futuro e a evolução da rádio também passa por aí”.
Quanto às receitas, a Rádio Miúdos estabelece parcerias com empresas que oferecem equipamentos, por exemplo, ou outros patrocínios. A publicidade é, tendo em conta o conceito de rádio, um inclusão criteriosa mas bem vinda. 

No que toca à música, a Rádio Miúdos não passa apenas música infantil,“Passamos música de muitos géneros em português. De música pop, rock e rap a tradicional e fado. Obviamente que, se passamos um rap,temos de ter o cuidado de ver se não há nenhuma asneira”. Esclarece João Pedro. “A ideia é que este projeto sirva também para lhes estimular a curiosidade sobre o mundo que os rodeia e o sentido crítico. Aqui, os miúdos são motivados para ler e aprender. Nenhum tema é tabu e tentamos que eles façam as suas próprias pesquisas para desenvolverem os mais variados assuntos quando estão ao microfone.” Acrescenta.
Para já, com o estúdio a precisar de remodelação e novos equipamentos “para que eles tenham orgulho deste espaço”, vai ser lançado no inicio deste ano, um crowdfunding com vista à angariação de fundos para a compra desses equipamentos.

No estúdio encontrámos a Rafaela, a Patrícia e o Gabriel com a boa disposição de verdadeiros radialistas e um enorme à vontade nesta arte da comunicação. Para eles, o futuro poderá passar por muitas coisas, mas desejam que a rádio faça sempre parte dele.


“Põe a tua terra nos píncaros!” 

É este o nome do concurso organizado pela Rádio Miúdos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, para todas as Escolas Públicas do centro do país.
Aberto a todas as escolas públicas dos 100 municípios desta região, o concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” quer premiar a dedicação dos miúdos à sua terra e descobrir quem tem boas ideias para fazer programas de rádio.
O desafio proposto para a participação no “Põe a tua terra nos píncaros!” é a criação de um spot publicitário onde os miúdos dão a conhecer a sua terra. O concurso “Põe a tua terra nos píncaros!” cujas candidaturas decorreram até setembro, insere-se no programa de atividades da Rádio Miúdos nas escolas, onde realizam ateliês de produção de rádio e emissões ao vivo em direto. 
“Põe a tua terra nos píncaros!” é organizado pela Rádio Miúdos e tem a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e o apoio de “Portugal Inovação Social”, no âmbito do Portugal 2020, e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Texto: Ana Cristina Pinto
Fotografia: Ana Cristina Pinto
Artigo publicado no Jornal Região Oeste
www.facebook.com/JRO-Jornal-Região-Oeste

Comentários

Mensagens populares